terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Fica a dica!

Aí que estávamos no ambulatório de Ginecologia Geral...
Maior inferno, mil pastas para atender, pacientes reclamando que estava demorando muito, e nós, pobres estudantes, tentando absorver informações que a professora passava, sem nem respirar ao fim da frase.

Até que de repente as coisas pareceram ainda mais caóticas...
Ainda eram mil pacientes, ainda estava a maior confusão, ainda tinhamos mil casos para discutir e pacientes impacientes em posição ginecológica... só que isso já não importava muito.

Não fui eu quem atendi... foi um residente (graças a Deus!), mas ela tinha 26 anos e voltava, nervosa, para receber o resultado de um exame.
Fora diagnosticada pouco tempo antes com câncer de colo de útero e essa notícia já tinha sido devastadora... aí o tratamento já não era dos mais simples (conização) e o que o médico tinha pra dizer era menos ainda. As margens da peça retirada no procedimento estavam comprometidas... resultado: não havia outra conduta a não ser a retirada total do útero.

A paciente não tinha filhos...
Nunca teria.

História trágica... tiremos uma lição: PAPANICOLAU, galera!

4 comentários:

Blueberry disse...

Coitada....
Faço de 6 em 6 meses, ta bom né?
bjo.

Paola disse...

Todo mundo tem que fazer!
Informação na cara!

Beijo

PAola

Camila disse...

e depois ainda dizem q o Brasil é cheeeio de campanhas preventivas.... "adonde"??????!!!


bjs chuchu

Incontinente disse...

Tenho um professor que disse que câncer de colo de útero só pode acontecer se houver falha ou do sistema de saúde ou do paciente... devo dizer que nesse caso foi da paciente. Ela ficou 4 anos sem procurar um médico... mesmo com um papanicolau alterado...